domingo, 17 de abril de 2011

AUTORIDADE


Abordaremos neste artigo o seguinte assunto: A Autoridade para o Estabelecimento de Novas Igrejas. Ou seja depois de ter estabelecido a Sua igreja (batista em doutrina, local e visível em natureza) a quem Jesus entregou a autoridade de estabelecer novas igrejas do mesmo tipo?

Não podemos negar que a única pessoa com autoridade para estabelecer a igreja de Cristo é o próprio Senhor Jesus Cristo, Ele disse: !edificarei a minha igreja? Mt 16.18. Cristo é o verdadeiro Deus e o Criador de todas as coisas, cumpridor de toda a justiça, e é a pedra fundamental da igreja. Porem tendo edificado Ele mesmo, (não o Espírito Santo e não Pedro) a Sua primeira igreja, a quem Ele entregou a responsabilidade para estabelecer novas igrejas do mesmo tipo? Foi dada essa autoridade aos homens ou às missões, ou à igreja !que é o Seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos? Ef 1.23? Para respondermos a está importante pergunta e escolhermos com segurança uma das alternativas acima examinaremos a Bíblia, para dela obtermos uma resposta verdadeira em conformidade com a mente de Deus.
Começaremos examinando o texto de Mateus 16.18, !e Eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus?. Para a igreja Católica esse texto aplica-se a Pedro, entretanto não há base escriturística para esta alegação, sendo, portanto, um pretexto sem fundamentação. Uma prova Bíblica contra tal interpretação é o próprio contexto de Mateus 18.15-18. O Senhor Jesus ensina sobre a disciplina na igreja, deixando claro que a autoridade de !tudo o que ligardes na terra será ligado no céu? é uma atribuição dada a Sua igreja e não a Pedro. A igreja tem o poder de considerar o rebelde como !gentio e publicano?, com a certeza plena que o Senhor Jesus assim também o considera no céu.
Ficando claro neste contexto, que a autoridade Bíblica não pertence aos homens em particular, às missões eclesiásticas, ou a qualquer outra organização humana, mas somente a congregação dos santos em Cristo. Sendo comprovado pela autoridade máxima da Bíblia sabemos que a igreja local é o responsável legitima para tratar dos negócios de Deus na terra. Essa autoridade o Senhor Jesus não entregou a Pedro, não entregou a outros homens, não entregou a missões (comunhão, associação, convenção). A autoridade foi dada ao tipo de igreja que Cristo organizou na terra.
Friso, o pleito dos Católicos romanos não encontra sustentação Bíblica. É uma distorção das Escrituras, quando aplica a Pedro a declaração do Senhor Jesus de Mateus 16.19, !e Eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus?. Com a aplicação deste texto ao Pedro a igreja Católica pretende que a autoridade esteve-se sobre ele, e logo com seus pretensos sucessores na figura do papado. Daí a importância de desmistificarmos esta heresia. Porém o contexto Bíblico prova exatamente o contrario. Afinal Cristo repetiu as mesmas palavras em Mateus 18.18, onde o foco não é à pessoa de Pedro mas sim à igreja. Com esta passagem podemos concluir que as chaves do reino dos céus não foram entregues a Pedro, mas sim a igreja. Logo apenas as igrejas locais de Cristo têm autoridade para executarem a obra missionária. É impossível que uma igreja de Cristo seja iniciada por homens ou organizações humanas divorciadas da igreja de Cristo.
Quando olhamos para os acontecimentos bíblicos encontramos homens salvos e biblicamente batizados gozando de plena e doce comunhão com a igreja que Cristo edificou, fazendo a obra de Deus.
Se fizermos uma pesquisa no livro dos Atos dos Apóstolos veremos que cada uma das congregações iniciadas no período histórico relatado, surgiu através de pessoas legitimamente membrados à igreja que Cristo edificou. Foram os apóstolos como Filipe e os membros que foram dispersos. Foram Paulo e Barnabé e outros, os dois últimos enviados pela igreja de Antioquia. O Espírito Santo assim registrou, !E Na igreja que estava em Antioquia havia alguns doutores, a saber: Barnabé e Simão chamado Níger, e Lucio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. E servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra que os tenho chamado. Então jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram? At 13.1-3. Esta, e somente esta, é a maneira bíblica de se fazer novas igrejas. Não há outra maneira que seja do agrado de Deus.
Há na atualidade muitas assim chamadas !igrejas?, que foram organizadas por homens, até pelos disciplinados da igreja, por não ouvirem a igreja de Cristo. Estes disciplinados devem ser considerados !gentio e publicano?, segundo Cristo em Mateus 18.17. Se Cristo os considera !gentios e publicanos?, cabe aqui uma pergunta: podem por ventura alguém que por Cristo é considerado gentio e publicano ser um legitimo organizador de igreja de Cristo? Claro que a resposta de acordo com a Bíblia é não.
As pessoas qualificadas acima citadas (e todas as outras mencionadas no Novo Testamento), como organizadoras de igrejas no período do Novo Testamento estavam agindo como membros de uma das igrejas de Cristo, logo eram debaixo da tutela de uma igreja local.
Queremos acrescentar algo de grande relevância para a melhor compreensão deste importante e negligenciado assunto. Jesus ensinou: !e chegando-se Jesus, Falou-lhes, dizendo: é-Me dado todo o poder no deu e na terra. Portanto ide fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinado-os a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém? (Mt 28.18-20). Neste contexto Cristo entrega a grande comissão à Sua igreja. Esse texto é muito mal compreendendo porque os universalistas tiram a ênfase da igreja e a coloca sobre os indivíduos.
Citado Mt 28.16 aparece os onze discípulos indo para a Galiléia. Cristo logo afirma que a grande comissão foi dada aos apóstolos como membros. Ao olharmos o panorama bíblico sobre os apóstolos, veremos que eles formavam uma igreja: a igreja de Cristo. Afinal quem pôs Deus primeiro na igreja? Os apóstolos é a resposta dada por Deus: !E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos,..." I Co 12.18. Os apóstolos formavam a igreja dos primogênitos !que estão inscritos nos Céus? Hb 12.23. Portanto, Cristo entregou a grande comissão aos apóstolos reunidos formando o Seu corpo, e não aos apóstolos individualmente como homens separados da igreja.
Logo podemos afirmar que somente a igreja dos primogênitos recebeu a grande comissão. Qual igreja é essa? Será a igreja universal invisível? Será a reunião dos salvos de todas as gerações? Claro que não. A igreja dos primogênitos tem de ser uma igreja igual aquela composta pelos primeiros salvos que a ela foram membrados. Pensando assim encontramos uma boa resposta à nossa pergunta principal: quando olhamos para os apóstolos, eles foram os primeiros a serem colocados na igreja de Cristo. Ela teve inicio com eles.
Considera Marcos 3:13-14 !e subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar?, sendo este um fato revelado na Bíblia é justo que afirmarmos que os apóstolos foram ao membros desta igreja dos primogênitos !que estão escritos nos céus? Hb 12.23. Vejamos Apocalipse 21.14, !E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do cordeiro?. Com base no exposto concluímos que a igreja dos primogênitos foi composta pelos apóstolos. Uma reunião dos apóstolos era uma reunião da igreja dos primeiros. Logo Cristo falou à Sua igreja ali reunida, e não aos homens individualmente.
Deixemos o texto sagrado falar por si mesmo, !E eis que Eu estou convosco todos os dias, ate a consumação dos séculos? Mt 28.20. Nesta promessa Cristo não se dirige aos indivíduos separadas da igreja, mas sim á igreja. Ele não poderia estar com aqueles indivíduos fazendo a obra da pregação na terra, todos os dias ate a consumação dos séculos, por que aqueles indivíduos ali reunidos logo partiriam para estarem com Ele no ceu, Fl 1.23. Este tipo de promessa exige algo permanente na terra, algo que permaneça ate a consumação dos séculos. A única coisa permanente ate a consumação dos séculos é a igreja, a qual o Senhor prometeu perpetuidade !e as portas do inferno não prevalecerão contra ela? Mt 16.18. Cristo falou à Sua igreja. Ela glorifica Deus em todas as gerações, !A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações? Ef 3.21. o texto Bíblico diz !A esse glória na igreja?. Não diz que são os homens ou as suas instituições tais como missões, comunhão, associação, convenções, etc. Ele não diz ministérios particulares e para-eclesiásticos. Estas instituições humanas não glorificam a Deus antes são instrumentos para a glorificação dos homens. Cristo estabeleceu a Sua igreja e ela tem glorificado a Deus em todas as gerações, graças à presença de Cristo com ela, sendo Ele mesmo a fonte de sua continuidade.
Com esse argumento provamos que desta instituição que Cristo organizou, !a igreja dos primogênitos?, e que Ele a comissionou, este modelo de igreja edificado por Cristo, tem sido o único meio autorizado por Deus para que a obra de edificação de novas congregações venha a acontecer de modo legitimo.

Autor: Pr Anísio Gomes
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário