segunda-feira, 9 de maio de 2011

O espelho de Deus


Tornai-vos praticantes da Palavra, e não somente ouvintes. Tiago 1:22

João Nelson, vá direto ao banheiro e olhe no espelho. Como você está! 
Disse a Sra. Silva ao filhinho. Ele tinha brincado no parque, onde havia barro. João foi olhar o rosto no espelho. Os pingos de barro tinham secado, deixando o rosto todo salpicado. A roupa também estava suja de lama, e o cabelo estavam bem despenteados. Naquele momento ouviu um assobio lá fora. O amiguinho Tomás queria brincar com ele. Então João Nelson saiu correndo do banheiro, passou pela porta da cozinha e esqueceu-se completamente do que tinha visto no espelho. Olhar no espelho não adiantou nada para João Nelson, você não concorda?
 
Muita gente se olha no espelho de Deus do mesmo modo. Até quando vê a sujeira de sua própria vida, esquece de cuidar disto.
Você sabe qual é o espelho de Deus? É a Bíblia, a Palavra de Deus. Quando um professor ou professora conta uma história da Bíblia, ou o pastor prega um sermão, ou fazemos culto em família, ou lemos nossa Bíblia sozinha, a Palavra de Deus é igual a um espelho.
Por exemplo, quando ouvimos Jesus dizer: "Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei", reconhecemos quenão temos sido bondosos, não temos mostrado amor como Jesus quer. Quando a Bíblia diz: "Alegrai-vos sempre no Senhor" e nosso jeito é ficar resmungando, amuados, irritadiços, então ouvimos Deus dizendo como nós devemos ser. É igual a olhar num espelho. A Palavra de Deus nos mostra todos os nossos defeitos e erros.
Só que não adianta olhar no espelho e depois não fazer nada para consertar o que vemos. Quando o rosto está sujo, precisa ser lavado. Quando o cabelo está despenteado, precisa de pente. Quando vemos que Deus quer que sejamos bondosos, precisamos deixar de tratar mal os outros. Quando Deus nos fala para sermos alegres, devemos parar de fazer cara feia. A Bíblia diz:  “Tornai-vos praticantes da Palavra, e não somente ouvintes.”
Como é que consertamos o que vemos no espelho? O rosto lavamos com água. No cabelo, passamos o pente. Mas para limpar e arrumar a nossa vida, precisamos crer em Jesus e no Seu amor e seguir os caminhos dEle.
Leitura bíblica para crianças maiores e adultos: Mateus 7:21-27.
Nossa oração: Querido Pai celeste, faze com que usemos muito o Teu espelho e peçamos que Jesus lave os nossos pecados. Ajuda-nos também para que nossa vida tome um rumo certo e benéfico por amor a Jesus, e assim 
continuemos limpos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário