segunda-feira, 23 de maio de 2011


CONFORMADOS ENTRE ESPINHOS

Oséias 9:6

“Mas eis que eles se foram por causa da destruição, espinhos haverá nas suas moradas”.
Introdução: Estar entre os causadores de confusão, desordem e de toda ordem maldosas e de perturbação emocional e espiritual, são como aguilhões para as ilhargas. Espinhos que fere os nossos sentimentos e estimas, que abate e produz desalentos e conseqüências desastrosas e tristezas e porque não dizer até a morte!

O QUE SIGNIFICA MORAR ENTRE ESPINHOS?


Onde há desamores, desrespeito, e incompreensão aí estão os espinhos que fere.
 Espiritualmente muitos até se conformam em viver entre os espinhos. Onde há intrigas entre pais, filhos, sogra, genro, netos e outros, então aí estão os espinhos que fere. Quando existe raiz de amargura, aí existem espinhos, e esse mal tem causado muito dano espiritual e físico às pessoas que se deixam levar por ira, discórdias e vingança. Não vos vingueis a vós mesmos, porque, o Senhor Deus é o único juiz que tem poder de destruir e salvar. Todos nós sabemos que haveremos de prestar contas de tudo quanto se faz  (quer seja bom, ou quer seja mal)  naquele dia do juízo de Deus. Porque ao homem está ordenado morrer uma só vez, e depois virá o juízo.
 Espinhos só aparecem onde há contenda, porfia, dissimulação, desconfiança, desunião, embriaguez, glutonarias. Onde há intrigas há espinhos também. Pai contra filhos, filhos contra pais, esposo contra esposa, e esposa contra esposo, aí há espinhos, ninguém entende ninguém é uma casa como diz o profeta Oséias, onde há espinhos, que ferem os olhos são como aguilhões para as ilhargas.
Muitas vezes para agradar os filhos, os pais atende tudo que eles pedem. Portanto, isso é levá-los a coisas más, que mais tarde os pais se arrependem de ter sido tão omissos nos ensinos da Palavra de Deus, aí também há os espinhos que fere, pois, o que semeamos colhemos, é a lei da semeadura. O retorno é desastroso e confuso. Nós devemos estar alerta às amizades que nossos filhos participam para sabermos no que estão vivendo. Alguns pais, às vezes por falta de entendimento, deixam seus filhos a vontade, e não se interessam pelo o que eles estão compartilhando. Portanto, não devemos compartilhar com erros, drogas, bebidas que contém álcool, que leva a embriaguês, e quando os filhos, pais e outros cometem essas coisas, os nossos olhos são feridos pelos espinhos. 

AS MISTURAS QUE NÃO AGRADA A DEUS.

Moisés quando usado por Deus, alertou os Israelitas instruindo-os para que tivessem cuidado com as misturas, que sempre foi uma abominação para nosso Deus. Não há comunhão entre a luz e as trevas, os ímpios são jugos desiguais e não poderão andar juntos, portanto, há diferença entre o justo e o injusto, o ímpio e o pecador, o santo e o profano, porque, se temos que escolher para viver de mãos dadas com os que cometem o pecado, é cúmplices em suas ações, pois, como andarão juntos, se não estiver em acordo? Portanto, Deus abomina a mistura entre os salvos e os não salvos. Os santos são um povo zeloso comprometido com o Reino dos Céus, e que é membro do Corpo de Cristo, do qual pertencemos. Somos a família de Deus, e não procuramos agradar-nos a nós mesmo, mas, aquele que morreu e ressuscitou para a nossa justificação. Sede fiel aquele que vos alistou para batalhar contra as hostes infernais, usando a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Cingidos os lombos com a Verdade e não vos mistureis com os ímpios, mas, antes condenai as más obras através da Palavra de Deus, e não vos deixeis levar por vãs promessas de homens ímpios e pecadores, destes afasta-te.
Devemos lembrar que biblicamente somos casas de Deus, Paulo diz aos Coríntios, não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito santo habita em voz? O Profeta Oséias fala de espinhos em casa. E porque não dizer que existe casas onde existem também espinhos, espinhos é símbolo de inquietações, gritaria, etc. Agora devemos também saber que existem espinhos que servem para nos orientar espiritualmente! Mas os que semeamos servem de tribulação, lutas e dor. E porque não dizer que causam também desespero e sofrimentos. Às vezes nós regamos espinhos em lugar de flores. E alguém pode até perguntar, como a gente pode regar espinhos em lugar de flores? É muito fácil explicar, é quando nós aceitamos ou concordamos com aquilo que é errado, ou ainda aceitamos o erro. Aí estamos regando espinhos, o mal vai crescendo e os espinhos nos vão ferindo. E as flores começam ou continuam murchados. Você sabe que a Igreja do Senhor é comparada a um jardim? Sim um jardim florido, onde exala perfume. O grande sábio Salomão compara ou faz esta comparação, quando disse: Levanta-te vento norte e vem tu vento sul assopra no meu jardim para que se derramem os seus aromas, há se viesse o meu amado para o seu jardim e comesse o seu fruto excelente. Cantares de Salomão 4:16. A Igreja verdadeira deve exalar o bom cheiro de Cristo. Mas onde existe mistura, pecados, desobediência a palavra de Deus, aí exala mau cheiro invés de perfume.
Para que as flores desabrochem e exalem perfumes é preciso ser regada com amor, santidade, oração, vigilância, jejum e consagração com a santa doutrina bíblica, que é a Palavra de Deus. A igreja é um jardim, e nós somos os jardineiros, se as ervas daninhas ou mato crescerem as flores murcha e morre entre os espinhos.
Ouve um homem que se tornou rei foi o décimo quinto rei de Judá, Deus o abençoou, mas deixou a Lei do Senhor, perdeu o zelo, seu fim foi morar entre os espinhos, e seus inimigos o acharam entre os espinhos e o amarraram com cadeias e levaram para Babilônia, era o rei Manassés, preso, amarrado pelos seus inimigos os Sírios.
Jesus numa de suas parábolas ele assim dissera, que um semeador saiu a semear a semente e uma caiu entre os espinhos, e os espinhos a sufocaram e não deu fruto. 
Mateus 13:7.

ESPINHOS SEGUNDO A VONTADE DE DEUS

Há, porém, ainda outros espinhos que servem para nossa edificação espiritual e até para nos conservar segundo a vontade de Deus. O apóstolo Paulo assim dissera, e para que eu não me exaltasse pelas excelentes das suas revelações foi me dado um espinho na carne para me esbofetear a fim de me não exaltar. II Cor. 12:7. É assim que acontece muitas vezes, alguém até pode receber uma mensagem extraordinária, uma mensagem profética, e logo o homem fica todo empolgando e pensa até que sou profeta, e não tarda por falta de entendimento e orientação espiritual, entra no meio dos espinhos fere e fere-se entre espinhos da exaltação e desorientação espiritual. Neste assunto sobre profecia o apóstolo Paulo fala acerca dos dons espirituais, dizendo: “não quero irmãos que sejais ignorantes”. I Cor. 12:1. Um dos primeiros dons para o bom andamento deste ministério é o dom da sabedoria. O verso oito I Cor. 12 dizem: Porque a um pelo mesmo Espírito é dada a palavra da sabedoria, e assim seguem-se os nove dons espirituais, mas, o primeiro é o de sabedoria. Ao contrário nós podemos nos enredar nos usos dos dons espirituais. A profecia vem primeira através da revelação, por 2º do peso e 3º da visão e sua finalidade é para edificação da igreja. Observem 1º - Edificação, 2º - Exortação e 3º - consolação. O sentido é chamar para perto de Deus. Paulo diz procurai com zelo os melhores dons, e eu vos mostraremos um caminho mais excelente o qual é a caridade a excelência da caridade frutos.
Conclusão: Vamos viver uma vida abundante em prosperidade espiritual e crescimento a estatura de Cristo, sem embaraços ou impedimentos por quaisquer tentações que porventura advenha da nossa falta de fé, esperança e amor, isto é, vamos procurar viver de tal maneira que não haja espinhos que atrapalhe a nossa caminhada ao porto celestial. Não concordamos com os espinhos das desavenças, discórdias e desamores e fracassos que não deixam prosseguirmos a nossa viagem a eternidade com Deus. Espinhos jamais, mas, flores sim, que exalam o bom cheiro de Cristo.
JRCosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário