sexta-feira, 15 de julho de 2011

Coral ICPBB - Salmo 100 e Grande � Jeov� -



Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra. Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com canto. Sabei que o Senhor é Deus: foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com louvor, e em seus átrios com hinos; louvai-o e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia.”

O salmo 100 ensina grandes verdades no sentido de como e porque louvar ao Senhor com canto.

Na verdade, o canto tem grande importância na adoração a Deus. Uma adoração sem canto está imperfeita. Os salmos, como já temos notado, embora tenham muitos outros assuntos, o principal objetivo deles é o louvor pelo canto. Foi com este objetivo que o saltério foi composto e organizado. Era o livro de canto do povo de Israel.

Além do louvor, este salmo nos ensina que “foi Deus, e não nós, que nos fez povo seu.” Jesus disse também aos seus discípulos: “não fostes vós que escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós;“ isto é, Deus escolhe as pessoas para o seu serviço. E igualmente ensina que ele nos fez ovelhas do seu pasto. Jesus também comparou o seu povo a ovelhas e ele como o nosso pastor dizendo: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.” (Jo 10:11, 12). A figura do povo de Deus como ovelha ocorre em toda a Bíblia. A igreja é chamada em várias partes das Escrituras como “o rebanho do Senhor”, e ele como ‘o nosso pastor’. O mesmo salmista dizia: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”.

Nós cantamos, em primeiro lugar, em adoração a Deus, e em segundo, porque ele tem feito grandes coisas por nós. Enquanto o povo que não tem Jesus como Senhor e Salvador, canta sem nenhuma motivação, os Servos do Altíssimo cantam adorando a Deus, e com júbilo. Os Salmos nos exortam a louvar a Deus com júbilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário