quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A HISTÓRIA DA VIAGEM QUE UM JOVEM DECIDIU FAZER

A VIAGEM

Esta é a história da viagem que um jovem decidiu fazer. A sua viagem começou neste mundo e terminou no mundo vindouro. É relatada em forma de alegoria, visto que nenhuma viagem se completa sem as suas esperanças, sonhos, aspirações e ilusões. Este jovem tem por seu nome João. Muitas vezes as suas esperanças pareciam defraudadas, e os seus sonhos não se cumpriam; todavia conseguiu chegar ao termo da sua caminhada, porque nunca se desviou do mapa (a Palavra de Deus) que tinha encontrado.
Acompanha-o também nesta jornada; e encontrarás de igual modo um mundo eterno cheio de vida em abundância, no qual todas as coisas são feitas novas.



Enquanto investiga as Escrituras, João encontra uma verdade que penetra a sua mente duvidosa com um raio de luz. A Bíblia diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16).


João cai de joelhos atraído pelo amor e misericórdia de deus e coloca a sua esperança noutra promessa preciosa que encontrou no mesmo livro: "Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.". ( Jeremias 29:13).


O peregrino encontra uma pessoa chamada Evangelista que lhe mostra o caminho para o Pai Celestial, trazendo-lhe à lembrança as palavras de Jesus: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." (João 10:9).



"E a este povo dirás: Assim diz o Senhor: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte." (Jeremias 21:8). 


A porta está aberta a este peregrino, que entra por ela mediante a fé. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça."
(1 João 1:9).


"Ali haverá um alto caminho, um caminho que se chamará caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aquele: os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão." (Isaías 35:8).


Roberto Obstinado e Pepe Flexível procuram convencer o peregrino de que é uma tolice empreender uma viagem tão perigosa: "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." (1 Coríntios 1:18).


Todavia o peregrino escolhe o caminho apertado e aprende como sair do Pântano da Desconfiança, por meio da fé na Palavra de Deus. "Olhai por voz, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia." (Lucas 21:34).


O peregrino encontra um senhor chamado Sábio Segundo o Mundo; não obstante põe a sua confiança num fundamento mais seguro: A PALAVRA DE DEUS. "Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes." (1 Coríntios 1:19).


"Deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé." (Hebreus 12:1,2).


"E as coisas que vos digo digo-as a todos Vigiai." (Marcos 13:37).
"Não sejais vagarosos no cuidado: sede fervorosa no espírito, servindo ao Senhor." 
(Romanos 12:11).


"... Procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição: porque, fazendo isto, nunca tropeçareis.". (2 Pedro 1:10).


"Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós." (Tiago 4:7,8).


No Palácio Belo o peregrino Cristão recebe a armadura para balhar na guerra espiritual. "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo." (Efésios 6:11).


"mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas..." - Jesus. (Atos 1:8)


O Cristão é então conduzido através do Vale da Humilhação. "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo." (Salmo 23:4).


"Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno." (Efésios 6:16).


"porque... temos que lutar... contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6:12).


O peregrino encontra o Senhor Fiel. Juntos aprendem a não se conformarem com este mundo, e como deverão transformar-se "... pela renovação do entendimento, para que experimente qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1,2).


"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." 
(1 João 2:15-17).


Fiel é queimado preso a um poste por causa do seu testemunho. "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." - Jesus. (Apocalipse 2:10).


A alma do Cristão fiel é imediatamente levada ao céu por um anjo de Deus. "Desejamos antes deixar este corpo, para habitar com 0o Senhor." (2 Coríntios 5:8).


O peregrino encontra o bom amigo Manuel Esperança, e seguem ambos, juntos, a sua viagem para o céu, ajudando-se mutuamente com a fé e a oração. "Se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus." (Mateus 18:19).


"Aquele que beber da água que eu lhe e nunca terá sede; porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." - Jesus. (João 4:14).


"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vem até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores." (Mateus 7:15,16).


"Sofre pois, comigo, as aflições como bom soldado de Jesus Cristo." (2 Timóteo 2:3).
"E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." - Jesus. (Mateus 7:14).


O gigante Desespero agarra-os e mete-os na sua Prisão da Negligência. "Não deis lugar ao diabo. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." (Efésios 4:27 e 1 Pedro 5:8).


"Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo." (1 Pedro 1:7).


Por meio da oração constante, ambos encontram a chave que lhes abre uma das promessas de Deus: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes." (Jeremias 33:3).


Peregrino e Esperança conseguem escapar-se, e voltam novamente ao caminho verdadeiro. "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas." (João 14:1,2).


"Porque sabemos que, se a nossa casa terrena deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus." (2 Coríntios 5:1).


O peregrino e Esperança entram no Céu e ouvem as palavras: "Bem está, servo bom e fiel. Entra no gozo do teu Senhor." (Mateus 25:21).

João 3:16 - "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." 

O Senhor Jesus amou tanto o seu Pai Celestial que, em obediência à Sua vontade, deixou a glória do céu e veio a este mundo pecaminoso para morrer pelos teus pecados na cruz. Jesus Cristo fez-Se carne e destruiu o pecado, quando morreu por nós. Deste modo, pagou o preço dos teus pecados, que era a morte ou separação de Deus, quando morreu em teu lugar. O Senhor Jesus Cristo te ama tanto que que morreu por ti, para assim te libertar do pecado e da morte e te reconciliar com o teu Pai Celestial. Deus ressuscitou a Seu Filho Jesus para te mostrar que havia aceitado a sua morte em teu lugar, e que agora Ele te recebe nos braços do Seu amor. Por meio da ressurreição de Seu Filho Jesus, Deus te oferece uma nova vida em abundância, agora e por toda a eternidade, se tão somente vieres a Ele confiando na Sua morte e ressurreição por ti.

A viagem descrita nestes relatos pode ser um exemplo da tua, agora mesmo; pois Jesus disse: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me."

QUERES TER UM CORAÇÃO LIMPO
E A CERTEZA DE QUE IRÁS
AO CÉU? 

Então põe-te de joelhos diante de Deus e faz a seguinte oração:

Senhor Jesus, eu sei que não posso salvar a minha própria alma e que TU morreste na cruz por mim, para me libertares dos meus pecados. Vem, Senhor Jesus, ao meu coração neste momento. Eu confio em ti como meu único e suficiente substituto na cruz, donde me salvaste uma vez e para sempre. Dou-Te graças pelo TEU sangue precioso que me limpa de todo o pecado. Dou-Te graças por me haveres salvo agora mesmo e teres escrito o meu nome no TEU Livro da Vida para sempre. Amém!

Lê a Bíblia, a Palavra de Deus para ti, e ora a ELE diariamente: "Quem tem o Filho (JESUS) tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida." (1 João 5).



Nenhum comentário:

Postar um comentário