Reflexões


CORRETIVO DE DEUS

Estão-se sem repreensão, sem castigo, e sem punição; segundo a palavra do Senhor, então é sinal que não são de Cristo Jesus. Pois, o Senhor repreende, castiga e pune aquele que ama e que é filho. Bem, alguém poderá perguntar: mas, quais são as desobediências as ordens do Senhor que acarretará o corretivo que merece por ações contrárias a santidade de Deus e de seu filho Jesus Cristo, e que precede o juízo aos desobedientes a sua palavra? O crente que não anda em conformidade com que está escrito na sagrada escritura de Deus, sofrerá muitos problemas; o Senhor Deus é justo, mas o homem sofre as consequências de seus atos. O que semeia a maldade, prevaricando com seus atos e feitos carnais, terão o juízo sobre toda a má obra. Portanto, os que são de Cristo já crucificaram a carne com suas concupiscências e malignidade. Pois, sairam do reino das trevas e do poder de satanás, para o Reino de Luz a fim de viverem segundo o homem espiritual. Mas, os que viverem segundo a carne, terão precedido sobre si o juízo. Mas, se está sem corretivo de Deus, então não é filho (nascido não se sabe de quem) de Deus é que não são! Amados não amem o mundo e o que nele há, se alguém amar o mundo, o amor do Pai (Senhor Deus) não está nele, mas permanece em trevas. Pois, o Senhor conhece os que são dEle, os que é dEle não vive segundo os rudimentos do mundo, com suas corrupções, de maldades e degradação moral, cheios de adultério, de prostituição, de fornicação, de abominação, sensualidade carnalidade, de lascívia, de blasfema, de hipocrecia, de imoralidade, de idólatra (avareza), de enfeminação, de sodomia, de prevaricação, de ódio e vingança, de dissimulação (trapaçaria) e enganos, de malfazejos, amantes e mentirosos, e de torpe ganância, e de todas as obras infrutuosas das trevas do reino malgno. Portanto, o nascido de novo não vive, mas para si, mas para aquele que morreu e ressustiou dentre os mortos e que nos ama. Viver segundo a nossa própria vontade contrário a de Deus será trágico a todos que assim proceder, porque o que o homem semeia, ceifará para vida eterna ou para a morte eterna. A qual grupo pertecemos para Vida Eterna ou para a Morte eterna?! O que está na carne, não pode agradar a Deus.O salvo que ama a Deus, faz o que agrada a Ele, mas o que O odeia, anda nas suas próprias vontades, e não a de Deus. A estes só resta o juízo sobre todos que praticam as más obras. Portanto, “... não desprezes a correção do Senhor, nem te espantes de que ele te repreenda, porque o Senhor castiga aquele a que ama, e pune o filho a quem muito estima” (Provérbios 3:11 e 12; Hebreus 12:5). De todas as obras más, Deus pedirá conta naquele dia do juízo. Os que são de Deus conserva-se a si mesmo puro até que Ele venha! Os cumpridores da Palavra de Deus e obedientes a verdade de Jesus Cristo, diga: Ora vem Senhor Jesus. Amém!

Pr. JRCosta

Uma foto que me angustiou



Foto/Imagem Uma foto que me angustiou Reflexão Gospel
Há duas lojas de livros usados que Meacir e eu visitamos aos sábados de manhã, em Campinas. Cada um adquire um livro que lerá na semana. Ela comprou “O proprietário”, de Galsworthy, para ler numa de nossas viagens. Dentro veio uma foto, que me impactou muito. Alguém a esqueceu. A foto é antiga, preto e branco, e tem manchas. Um casal, na casa dos 80 anos, segura um bebê, que deve ser seu bisneto. Os semblantes são europeus. O bebê, menino, deve estar hoje com mais de 40 anos, pelo estado da foto. O casal deve ter morrido.
Quem são? Não sei. Não há nome nela nem no livro. Pensei em jogar a foto fora, mas seria um assassinato emocional. Seria como se liquidasse as vidas dos anciãos. O bebê pode estar vivo, hoje adulto. Mas eles já se foram. Só existem na foto. Talvez o último vestígio deles na terra estivesse em minhas mãos. Que faço com a foto? Não sei a quem devolver! Guardá-la? Daqui a 30 anos alguém a encontrará entre meus guardados e perguntará: “Quem são?”. Descartá-la? Liquidaria o relacionamento deles com o bebê. A foto é do tempo em que fotografia era raridade.
Aquelas pessoas amaram, riram, choraram. Foram importantes para alguém. Existem num papel na mão de um desconhecido. Por trás da foto, sonhos, amores, projetos. Eles olham para o bebê com amor. Nada mais existe. Fiquei deprimido. Como é a vida! Julgamo-nos tão importantes! Falamos sobre tantas coisas e tanta gente, temos a vida de outros em nossas mãos. Mas seremos apenas uma foto amarelada, lembrada por parentes. Outros não serão nada. Hoje, ilustres desconhecidos. Amanhã, desconhecidos.
“Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece” (Tg 4.14). Esta palavra foi dirigida aos que se julgavam importantes, esquecidos que não eram nada aos olhos de Deus e que a vida depende dele. Faziam planos e projetos seguindo sua cabeça, esquecidos da vontade de Deus. E Tiago continua: “Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo” (Tg 4.15).
Talvez você seja importante aos olhos humanos. Ou dentro da pregação de auto-ajuda que diz que Deus se abala e corre para satisfazer nossos caprichos. É candidato a fotografia desbotada. Por mais famosos que sejamos, um dia seremos passado. Como uma adolescente que me ouvindo falar de Elvis Presley, perguntou: “Quem foi ele?”.
Há um que não passa, Jesus Cristo. O mundo amarelece e recebe manchas, mas ele brilha. A mais fantástica pessoa, o mais extraordinário vulto da história. Ele nunca é passado, porque continua fascinando no presente, transformando vidas, mudando histórias. Ele é o futuro porque “Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim” (Ap 22.13).
A foto dos simpáticos velhinhos com o bebê me deprimiu, pela reflexão que acabei fazendo. O hábito de filosofar é angustiante. Mas a lembrança de que há um Salvador e Senhor, Jesus Cristo, me soergue. Tudo está na mão dele, tudo terminará nele.
E os ímpios, os que o desprezam e fazem o mal, estes sim, serão apenas uma foto desgastada, no anonimato que merecem. Quanto aos justos, diz Mateus 13.43: “Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.
Não seja uma foto descorada amanhã. Dê seu futuro a Jesus. Você nunca se apagará.
Autor: Isaltino Gomes Coelho Filho



Aceitai o meu ensino e não a prata, e o conhecimento,
antes do que o ouro escolhido. Porque melhor é a 
sabedoria do que jóias, e de tudo o que se deseja
nada se pode comparar com ela.
Provérbios 8:10-11.


QUAL É O SEU SONHO?


Nunca houve uma época mais propícia para correr em busca de
sonhos do que a atual. São incríveis as ferramentas que estão à sua
disposição com o objetivo de ajudá-lo a concretizar esses sonhos,
e dessa forma conectá-lo com outras pessoas que compartilham e
apreciam aquilo que você está fazendo.

O mundo está sedento, à procura de visão e direção. A hora é propícia para
sonhadores que sonham grandes sonhos - sonhos cativantes, atraentes,
desafiadores. Todos nós cultivamos sonhos. O problema é que
 freqüentemente os sepultamos. A razão disso é que nos 
tornamos incrédulos, e eles terminam por perder seu encanto e fascínio, 
visto que não se concretizam com um toque de mágica.

Compreenda que apenas ter sonhos não é suficiente. Disciplina
e compromisso são elementos absolutamente indispensáveis e
insubstituíveis para a sua concretização.
É também imperativo lembrar que se você não buscar seus 
próprios sonhos você estará fatalmente investindo a sua energia, seu 
tempo e o melhor dos seus anos nos sonhos de outra pessoa.

Não é aquilo que você irá fazer, mas aquilo que você está fazendo
que realmente poderá fazer uma enorme diferença.

Normando Nogueira.



Um Pequeno Enigma

Num culto de inauguração de uma nova igreja, o pregador enfia a mão no bolso, pega alguma coisa, retira a mão do bolso e a levanta para o alto:

- Tenho algo valioso escondido aqui em minha mão direita, alguém tem um palpite do que é?
- Uma moeda, arrisca um.
- É algo muito mais valioso do que uma moeda! E vou dá-lo a quem acertar o que é.
- É um anel de diamantes, arrisca outro, em meio às risadas do público.
- É muito mais valioso que um anel de diamantes!

As pessoas ficam em silêncio, tentando decifrar o enigma.

- Vou lhes dar umas dicas, diz o pregador, o que eu tenho escondido aqui em minha mão direita é valioso o bastante para movimentar a economia de um país. Se for devidamente cuidado pode gerar indústrias e empregos, trabalho e renda. E cabe aqui, na palma da minha mão. E agora, alguém tem um bom palpite?

Um adolescente levanta a mão e diz com convicção:
- É uma semente!

O pregador abre a mão e mostra para os ouvintes um grão de milho. Todos aplaudem o jovem!

- Esta igreja que se inaugura neste dia também é uma semente. Se vocês cuidarem dela com amor, se investirem nela seu tempo, esforço e talentos, se a colocarem como prioridade em suas vidas, ela irá gerar muitas bençãos para você mesmos e para suas famílias, amigos e vizinhos.

Assim é em nossas vidas, se cuidarmos das sementes que plantarmos, se cuidarmos com amor, dedicação não só nós, mas também nossa família, nossos amigos provarão dos frutos que essa "simples" semente irá produzir.

O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos. Mateus 13:32




caindo-na-ratoeira

O velho pastor chamou em seu escritório o jovem rapaz que lhe auxiliava nos trabalhos. Aquele menino era o seu braço direito e ele queria passar os segredos do seu sucesso, até porque, para dar vôos mais altos e expandir o negócio, quer dizer, a igreja, ele precisaria dividir seus conhecimentos.

- Meu filho, ouve agora as minhas instruções e dá ouvidos às minhas palavras. O que vou te dizer agora e de suma importância para você vencer na vida.

O discípulo achou estranho, mas gostou da confiança que lhe estava sendo imposta.

- Existem dois tipos de pessoas: a ovelha burra e o bode ganancioso. É com este tipo de pessoas que você deverá trabalhar - sentenciou o velho para aquele jovem com olhos arregalados de surpresa.

Enquanto o jovem se ajeitou na poltrona para ouvir melhor, o pastor continuou.

- Para você conseguir sucesso, fama, e dinheiro primeiro você precisa se cercar de umas mulheres mal amadas. Estas cujos maridos são totalmente ausentes, desinteressados, beberrões e que dão mais valor aos amigos do que as esposas. Elas serão fiéis a você e não deixarão que falem mal de você.

O jovem se aconchegou ainda mais na poltrona, coçou o queixo e continuava a olhar fixamente no mestre.

- Vou te falar da ovelha burra. Este tipo de gente não lê a Bíblia e acreditará em tudo o que você falar. Use especialmente textos do Velho Testamento para arrancar o dinheiro delas. E não tenha medo. Seja ousado! Peça muito. E faça parecer que isto é um gesto de dedicação a Deus. Um gesto de fé. Na sua burrice, elas não vão questionar você.

O jovem continuava calado, meio descrente, meio surpreso, mas já vislumbrando o seu futuro.

- A estrategia para com os bodes gananciosos é diferente. Faça parecer que eles sempre irão levar vantagens. Peça dinheiro, bens, carro, casa, joias... Tudo o que eles tiverem. Mas faça parecer que eles irão ganhar o dobro se derem para Deus, quer dizer, para você. O ganancioso é a vítima mais fácil porque mesmo as vezes sendo inteligente, eles são mais facilmente enganados justamente por causa da ganância.

A esta altura o garoto já sorria maliciosamente. Fora fisgado pela fala do mestre.

- Por último, desenvolva a arte de fazer as críticas parecerem perseguição. Mais cedo ou mais tarde alguém vai denunciar ou criticar você. Quando alguém cair em si e sair do seu redil, diga que não obteve o que queria por causa da falta fé. Você precisa fazer tudo parecer um gesto de fé. Assim poderá culpar os críticos de falta de fé.

- Mas pastor... - Tentou dizer algo o jovem aprendiz.

- Ainda não terminei. Viva no luxo. Tenha do bom e do melhor. Tire exemplo das novelas. Já viu pobreza e coisa feia nas novelas? Lá tudo é lindo e maravilhoso. Não tem miséria. O bode ganancioso e a ovelha burra acham que isto é que é sinal da bênção de Deus.

E assim a conversa se estendeu por um logo tempo. Trocaram ainda algumas considerações finais e o mestre despediu seu pupilo. Saindo para casa, após caminhar alguns metros um senhor se dirige ao jovem.

- Moço, um folheto da Palavra de Deus pra você.

O jovem pensou em recusar, mas visto que poderia fazer aquele velho tentar argumentar, aceitou. Continuou seu caminho e antes de jogar o folheto no chão, deu uma olhada no título:

"Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?"

Autor: Pastor Vinícius

O crescimento assombroso 

das Assembleias de Deus 

no Brasil e suas razões



Foto/Imagem O crescimento assombroso das Assembleias de Deus no Brasil e suas razões Estudos Biblicos
As Assembleias de Deus crescem por causa da importância dada à pessoa e à obra do Espírito Santo. Seus membros levam a sério o revestimento com o poder sobrenatural do Espírito para testemunhar e realizar o trabalho do Senhor, como Jesus mesmo ordenou (Lc 24.49; At 1.4-5). “O Espírito Santo é a razão do avanço da igreja”, lembrou José Wellington Bezerra da Costa, na abertura da Convenção Geral de janeiro de 2003, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, AL. Porém, pode acontecer, às vezes, de os assembleianos se lembrarem mais do batismo do que da plenitude do Espírito, mais do poder do que do fruto do Espírito.
As Assembleias de Deus crescem por causa do seu ardor evangelístico. A evangelização faz parte da cultura assembleiana. Na Convenção Geral de 1981, realizada no Estádio Felippe Drummond (conhecido como “Mineirinho”), em Belo Horizonte, MG, o missionário Bernhard Johnson declarou que as maiores necessidades das Assembleias de Deus no Brasil são “preservar a agressividade evangelística que as tem caracterizado e preservar a doutrina”. O mesmo disse Alcebíades Pereira Vasconcelos, de Manaus, AM: “Mais do que nunca, a Assembleia de Deus precisa arrepender-se e, ajoelhada, confessar a Deus o seu pecado de omissão evangelística”. Na mesma oportunidade, o missionário John Peter Kolenda lembrou que o alvo de qualquer despertamento religioso é a evangelização e aproveitou para dar uma alfinetada: “Quando estamos preocupados com a evangelização, não se oferecem tantas oportunidades para a contenda”.
As Assembleias de Deus crescem por causa da oração. Para ganhar 50 milhões de almas para Cristo, preparar 100 mil novos obreiros e estabelecer 50 mil novas igrejas na chamada “década da colheita”, foi necessário “levantar um exército de 3 milhões de intercessores”, conforme foi dito na Convenção de 1990. A prática da oração é outro ponto forte entre os assembleianos. Em 1943, houve um forte apelo para as igrejas começarem a orar todos os dias, pela manhã, das 4 às 5 horas, das 5 às 6 horas, em favor de um avivamento no país. Nesse mesmo ano lançou-se o Círculo de Oração, uma reunião de oração semanal que começava de manhã e durava até às 16 horas. Depois de algumas décadas, o Círculo de Oração passou a ser uma atividade mais desenvolvida pelas mulheres, em um dia útil da semana, à tarde.
As Assembleias de Deus crescem por causa da simplicidade. Elas começaram com missionários pobres (imigrantes suecos nos Estados Unidos) e se infiltraram nas camadas mais desfavorecidas do país. Seus obreiros sabem falar a linguagem dos pobres e oferecem não só salvação para a alma, mas também esperança de cura para o corpo. Chamam a atenção para o sobrenatural (o fenômeno de línguas estranhas, a expulsão de demônios, o dom de profecia e os possíveis milagres de cura). As classes sociais que eles atingem têm menos resistência ao evangelho, menos satisfações a dar, menos distrações para tomar o tempo da religião. Além de tudo, elas acreditam fervorosamente na existência de Deus e enxergam com mais facilidade suas próprias carências pessoais e familiares, sociais e afetivas. Pelo menos era assim até pouco tempo. O país deve às Assembleias de Deus e a várias outras igrejas evangélicas a diminuição do analfabetismo e a recuperação de marginais.
Fonte: Revista Ultimato


SALMO 121


ELEVO OS OLHOS PARA OS MONTES...
(isto é Desespero)


DE ONDE ME VIRÁ O SOCORRO?
(isto é Necessidade)


O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR
(isto é Fé)


QUE FEZ O CÉU E A TERRA.
(isto é Poder)


NÃO DEIXARÁ VACILAR O TEU PÉ.
(isto é Amor)


AQUELE QUE TE GUARDA NÃO DORMITARÁ
(isto é Segurança)


CERTAMENTE NÃO DORMITARÁ
(isto é Confirmação)


NEM DORMIRÁ O GUARDA DE ISRAEL
(este é o Teu DEUS)


O SENHOR É QUEM TE GUARDA
(isto é Dependência)


O SENHOR É A TUA SOMBRA A TUA DIREITA
(isto é Companhia)


O SOL NÃO TE MOLESTARÁ DE DIA
(isto é Cuidado)


NEM A LUA DE NOITE
(isto é Zelo)


O SENHOR TE GUARDARÁ DE TODO O MAL
(isto é Proteção)


ELE GUARDARÁ A TUA ALMA
(isto é Salvação)


O SENHOR GUARDARÁ A TUA ENTRADA E A TUA SAÍDA
(isto é Constância Divina)


DESDE AGORA E PARA SEMPRE.
(ISTO É PROMESSA DE FIDELIDADE ETERNA!!!)


Administre o hoje... E você
terá administrado
toda a sua vida.

O tempo é precioso. Ele é a própria vida. Quando você desperdiça tempo, está desperdiçando a sua vida. Administrar seu tempo com sabedoria é uma das chaves mais importantes para a prosperidade financeira. Conecte cada tarefa a um tempo específico. Isso cria ordem – a disposição correta das coisas. E é uma chave poderosa para a produtividade.

“Aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus”, (Efésios 5:16).

Dr. Mike Murdock

Celebre a sua semente.


É empolgante ver que a hora da oferta está se tornando um momento alegre e jubiloso em muitas igrejas hoje em dia. Muitos pastores sábios estão até mesmo “Celebrando a Semente”... quando suas congregações trazem os dízimos e as ofertas ao altar no domingo. Celebre sua Semente. O seu Pai a celebra.

“Porquanto haverá a sementeira de paz; a vide dará o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e os céus darão o seu orvalho; e farei que o resto deste povôo herde todas essas coisas”, (Zacarias 8:12).

Dr. Mike Murdock

Dizime com expectativa.

Dízimo significa “décima parte”. Abraão deu dez por cento de sua renda de volta pra Deus em ação de graças pelas bênçãos Dele. O dízimo é uma “Semente Santa”. Quando você trouxer o dízimo a Deus essa semana, envolva-o com sua fé e expectativa e busque a Colheita prometida.

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobvre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo”, (Malaquias 3:10, 11).

Dr. Mike Murdock


Não tenha pressa.

Grandes coisas levam tempo para acontecer. A gravidez humana dura nove meses. A preparação de Jesus para o ministério durou 30 anos. Coloque-se voluntariamente na jornada em direção à prosperidade. Sua alegria no presente depende disto.
A pressa é a semente do remorso. Estude bem o momento presente... levou uma vida inteira para que você chegasse aqui.
“Aquele que é cobiçoso corre atrás das riquezas; e não sabe que há de vir sobre ele a penúria”, (Provérbios 28:22).

Dr. Mike Murdock


Pense adiante.

Eu chamo isso de “A Lei do Resultado Inevitável”. Se você comer dois pedaços de torta de nozes toda noite, qual será o resultado inevitável? Se você fumar dois maços de cigarro por dia, qual é o resultado inevitável? Para tudo o que você está fazendo hoje... você está produzindo um resultado inevitável. Pense, pense, pense... adiante.

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio; a qual, não tendo chefe, nem  superintendente, nem governador, no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa”, (Provérbios 6:6-8).

Dr. Mike Murdock