domingo, 4 de dezembro de 2011

Evangélicos, Igrejas Grandes e a Crise nos Estados Unidos




Pastores de envelhecimento, de cabeça grande podem ameaçar a longevidade

A melhor igreja que Rolus Smith já sabia que era Capela do Senhor.

Por mais de 15 anos, Smith foi um ancião da congregação Nashville 2.500 membros. Multidões lotaram a igreja no Granny Branco Pike, atraídos por sua música contemporânea e as práticas carismáticas como falar em línguas. Sermões do Rev. Billy Roy Moore fez a Bíblia se torne viva.

Então, tudo se desfez.

Moore se afastou depois que seu filho morreu em um acidente de carro. As pessoas desistiram ao invés de mudança para uma nova igreja 50 mil metros quadrados, sete milhas de distância. Quando Capela do Senhor finalmente fechado em 2003, havia 40 pessoas esquerdas.

“Foi o poder de Deus que trouxe as pessoas para a igreja – e eu não sei como chegamos longe disso”, disse Smith. “Essa é uma pergunta que eu me perguntei mil vezes.”

Nas últimas três décadas têm sido tempos de bonança para igrejas grandes como Capela do Senhor. Na década de 1970, apenas um punhado de igrejas atraiu mais de 2.000 pessoas aos domingos. Agora o número que eles na casa dos milhares.

Mas o colapso da Catedral de Cristal, perto de Los Angeles, que está sendo vendido para pagar mais de US $ 40 milhões em dívida, levou temores de que a bolha mega-igreja pode estar prestes a rebentar.

A maioria das mega-igrejas – o que ganhar esse rótulo em torno do nível 2.000-atendimento – são lideradas por pastores baby boomer que logo vai bater de idade e sem substitutos à altura no pipeline. E alguns temem que o big-box centros de adoração com lotes dos programas individuais não apelar para as gerações mais jovens.

Skye Jethani, editor sênior da liderança, uma revista para pastores evangélicos proeminentes, em comparação mega-igrejas para o mercado imobiliário de alguns anos atrás.

“Se você perguntasse a pessoas de volta em 2007 se o mercado imobiliário estava indo bem, as pessoas teriam disse que sim”, disse ele.

Jethani disse mega-igrejas tornaram-se tão grande que sua economia é insustentável. Eles têm muitas vezes de milhões de dólares de hipotecas e centenas de membros da equipe. Que funciona ao mesmo tempo uma igreja está crescendo.

Mas as igrejas geralmente encolhem quando um ministro de longa data folhas, Jethani disse.

“Se você é uma igreja de 400 pessoas e você perde de 200 pessoas, você ainda pode continuar”, disse ele. “Se você é uma igreja de 10.000 e vai até 5000, pode não ser capaz de sobreviver.”
Pesquisadores não vêem uma bolha 
Pesquisadores que estudam mega-igrejas estão céticos de que existe uma bolha. Scott Thumma, um sociólogo da religião em Hartford Seminary e co-autor de Mitos Beyond mega-igreja: O Que Podemos Aprender com maiores igrejas dos Estados Unidpdisse que todas as igrejas são vulneráveis ​​quando trocam de pastores ou ao alterar seus dados demográficos. Mega igrejas boa vai se adaptar, disse ele. Os maus vão lutar.
Ele disse que as pessoas previram o fim do mega-igrejas há anos. Mas como a grandes varejistas que muitas vezes se assemelham, Thumma acredita mega-igrejas estão aqui para ficar.

“Levou décadas para que a realidade da grande-caixa para se tornar parte integrante da vida suburbana americana”, disse ele. “Não vai desaparecer durante a noite.”

Mega-igrejas são muitas vezes geridas por empresários que não estão vinculados a formas tradicionais de fazer igreja, Thumma disse. Que lhes dá uma vantagem sobre outras congregações.

“Eles estão dispostos a se adaptar às mudanças na sociedade americana – que é porque eles têm grandes em primeiro lugar”, disse ele.

Rick Warren, pastor da Igreja Saddleback, em Lake Forest, Califórnia, que atrai cerca de 20 mil nos finais de semana, disse que não está preocupado com mega-igrejas desaparecendo. “A verdade é que a próxima geração de igrejas vai ser ainda maior do que as igrejas da minha geração”, disse ele. Novas tecnologias – como videoconferência de alta qualidade, barato – permitem que igrejas para atender em muitos locais ao mesmo tempo. Assim, uma igreja pode atrai dezenas de milhares de pessoas sem a construção de uma enorme facilidade. Isso significa que uma igreja não estará vinculada a um edifício enorme, disse ele. “A próxima geração nunca enche os templos do passado”, disse Warren.

Warren já nomeado líderes mais jovens para ajudar a executar sua igreja. Mas ele disse que as transições entre os pastores seniores podem fazer ou quebrar o futuro de uma igreja.

“Um dos pontos fortes de grandes igrejas é que os pastores ficar um longo tempo”, disse ele. “Mas às vezes o pastor permanece muito tempo”.

Fonte: GospelMT


Um comentário: